Os projetos de pesquisa voltados a sustentabilidade e inovação foram apresentados, na tarde desta segunda-feira (8), para o senador Espiridião Amin (PP-SC). Os planos apresentados durante a visita ao Centro Tecnológico Satc fazem parte do Plano de Transição Energética Justa, que estão presentes na Lei 14.299/2022 de autoria do próprio senador.
“É sempre bom conhecer os projetos da indústria carbonífera e da Satc. Fico muito feliz de ver que a indústria está se renovando e criando muitos projetos voltados a Transição Energética Justa”, comentou o senador.
Acompanharam a visita do senador os diretores das empresas carboníferas da região, que também apresentaram as proposições do setor para o próximo ano. “Queremos agradecer o senador Amin pela inserção do projeto de Transição Energética Justa em sua Lei. Foi um grande passo para a indústria carbonífera e que garantirá os empregos de toda a cadeia produtiva da região”, afirmou a presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Astrid Barato.
Cidade do Conhecimento será primeiro passo
Como primeira ação do Plano de Transição Energética Justa está a construção da Cidade do Conhecimento. Um projeto que visa criar um distrito de inovação em Criciúma, junto ao Centro Tecnológico da Satc, com a iniciativa da descarbonização e sendo uma cidade inteligente com emissões zero.
“A descarbonização não será a inutilização do combustível fóssil, mas sim a utilização sem emissões de carbono. Já temos as pesquisas para isso em fase avançada e a Cidade do Conhecimento será o primeiro passo da Transição Energética Justa para o Sul de Santa Catarina”, explicou o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Luiz Zancan.
Participaram da visita os diretores das carboníferas associadas ao Siecesc, além do prefeito de Criciúma, Clesio Salvaro; a deputada federal Geovania de Sá; o deputado estadual Kennedy Nunes e o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), Valcir Zanete.