As empresas estão incorporando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos negócios, realizando diversas ações práticas que impulsionam o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades onde estão inseridas.
De pai para filho, a mineração conquista diversas gerações
A Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda., a Carbonífera Catarinense e a Carbonífera Metropolitana já aderiram ao movimento e se destacam, principalmente, nas seguintes categorias:
– ODS 3 (Saúde e Bem-Estar),
– ODS 4 (Educação de Qualidade),
– ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico),
– ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura),
– ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis),
– ODS 15 (Vida Terrestre),
– ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e
– ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Pesquisa promete fazer do carvão catarinense a base de uma indústria de energia limpa
A coordenadora geral do Comitê Local Criciúma do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, Regina Freitas Fernandes, afirma que o engajamento das empresas carboníferas nos ODS reflete a responsabilidade do setor.
“São organizações envolvidas e que buscam fazer o melhor no meio onde estão inseridas”, ressalta.
Movimento Nacional ODS Santa Catarina
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é composto por mais de mil signatários (entre pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e poder público), que representam 89 municípios. O intuito é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e nas práticas das organizações, mobilizando todos os setores da sociedade catarinense. Prevê, assim, a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.
Brasil tem três décadas para que as emissões líquidas de CO2 na atmosfera sejam zeradas
O movimento social tem caráter apartidário, plural e ecumênico. Visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) durante a 70ª Assembleia Geral realizada em 2015, em Nova York.
A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 ODS e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.