O Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) recebeu uma homenagem nesta terça-feira (21) durante a solenidade de 30 anos do projeto Pelotão Esperança do 28º Grupo de Artilharia de Campanha de Criciúma. Há oito anos o Setor Carbonífero contribui para a realização das atividades do Pelotão que atende meninos do 4º e 5º ano de escolas municipais.
Na oportunidade o Setor Carbonífero recebeu o certificado de Colaborador Benemérito do Pelotão Esperança. O comandante do 28ºGAC, Tenente-Coronel Eduardo Moraes Fonseca, entregou o certificado ao engenheiro do Siecesc, Márcio Zanuz, que representou a entidade no ato. O diretor-executivo do Siecesc, Márcio José Cabral, também, participou da solenidade. O evento contou com a presença do criador do Pelotão Esperança, Coronel Jorge Alberto Durgante Colpo, do Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento e diversas autoridades civis e militares.
Pelotão Esperança
Criado em 1993, o projeto do Pelotão Esperança atende meninos dos 4º e 5º anos de escolas municipais de Criciúma. As crianças acompanham pela manhã a grade curricular da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma e as professoras são vinculadas à Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Antônio Mangilli, no bairro Primeira Linha.
Além das aulas da grade curricular do município, os alunos também praticam atividades de contraturno no 28º Grupo de Artilharia de Campanha, atividades de lazer, viagens de estudos e participam de outros projetos sociais na cidade.