Nova marca do Setor Carbonífero será lançada nesta quinta-feira

Solenidade ocorrerá às 14h30, na sede da Acic, em Criciúma e irá marcar também a abertura da Mostra que conta a história do Carvão Mineral  

Ao longo dos mais de 100 anos de atividade, muitos foram os marcos e desafios para o Setor Carbonífero. Nesta quinta-feira (14), à 14h30, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), em Criciúma, o segmento viverá mais um marco durante a sua longa história que se entrelaça com a dos municípios do Sul catarinense. Na oportunidade, será lançada a nova marca do Carvão Mineral. Uma solenidade que marca um novo momento e busca construir uma nova história.  

“Estamos vivendo um novo momento em nosso setor. São mais de 100 anos impulsionando a economia do Sul catarinense.  Temos uma história rica que precisa ganhar luz e ser lembrada, mas muito mais que isso temos que mostrar todas as evoluções que passamos ao longo desses anos na segurança, no meio ambiente e toda a modernização que vivemos. Além disso, temos de mostrar o planejamento para o nosso futuro com a Transição Energética Justa. Essa nova marca é apenas o início de todo esse processo”, explica a presidente do Siecesc (Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina), Astrid Barato.  

Durante a solenidade, será apresentada a nova marca construída pela Agência SDI em parceria com o Siecesc e SATC. Bem como todas as atividades que serão desenvolvidas neste novo momento do Carvão Mineral.

Mostra do Setor Carbonífero no Projeto Cultura Acic

Além do lançamento da marca, o Projeto Cultura Acic receberá a Mostra do Setor Carbonífero, na galeria de arte da entidade empresarial, que trará um resgate da história centenária da indústria que transformou Criciúma e segue impulsionando o Sul catarinense, com a geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. Maquetes, uma linha do tempo, obras de arte e um tour virtual em uma mina, através de óculos de realidade virtual, farão parte da mostra.  

“Para a Acic, é motivo de grande orgulho sediar este momento marcante para o setor, que lança sua nova marca, assim como receber no nosso projeto de cultura uma mostra que resgata toda a história do setor, ao mesmo tempo, que demonstra também todos os desafios e as oportunidades do mineral na transição para uma economia cada vez mais sustentável”, destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette. 

“O carvão mineral é historicamente um dos principais motores do desenvolvimento de Criciúma e da região Sul de Santa Catarina, contribuindo significativamente para o crescimento econômico, social e cultural”, enaltece Zanette.

A coordenadora do Projeto Cultura Acic, Iara Gaidzinski, reforça que o carvão mineral abre uma série de exposições para resgatar e valorizar os segmentos que deram origem à história econômica de Criciúma.

“O Projeto de Cultura abriu uma nova vertente na cena cultural de nossa cidade, valorizando os talentos locais. Neste ano, buscamos inovar ao também resgatar a história de nossa cidade, e nada mais justo do que começarmos com o setor carbonífero, tão crucial economicamente para toda a região”, enfatiza.

A Mostra do Setor Carbonífero estará aberta à visitação até 30 de abril, na galeria de arte da Acic.

Texto e Foto: Lucas Colombo/Carvão+

Pesquisa pode transformar passivo ambiental em nova economia

Dia da Mulher: A força feminina no Setor Carbonífero

Carvão+ apresenta case em simpósio nacional de mineração

Esse site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Clique para saber mais.

Clicar em “entendi” você estará concordando com nossa política de privacidade.