Futuro do Setor Carbonífero é discutido no Ecossistema de Inovação Criciúma

Encontro visou buscar soluções criativas para a mineração

O futuro do Setor Carbonífero foi discutido nesta quarta-feira (26) no Grupo de Trabalho (GT) de Química e Materiais do Ecossistema de Inovação de Criciúma. O encontro foi sediado no Cobusiness do Centro Tecnológico da SATC.  

“O objetivo da reunião foi apresentar para o setor uma oportunidade de, através da inovação, buscar soluções para a operação atual, mas, também, já vislumbrando novos negócios. Tendo em vista a Transição Energética Justa”, explica o diretor técnico do Siecesc -Carvão+, Márcio Zanuz.  

As discussões foram organizadas pelo líder do projeto do Ecossistema de Inovação, o consultor Celso Azevedo, com apoio do Siecesc (Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina) e da SATC. Na oportunidade foram discutidas soluções criativas para o setor através da inovação. Participaram do encontro o reitor da Unisatc, Carlos Ferreira, representantes das carboníferas e profissionais do Cobusiness SATC. 

“A importância para o nosso setor é de, através de uma nova metodologia, buscar soluções para antigos problemas. Então, usaremos as dinâmicas e o ambiente de inovação em busca por essas soluções”, destaca Zanuz.

O objetivo é organizar um evento de inovação aberta na qual as empresas irão apresentar problemas relacionados à operação para pessoas dispostas a oferecer ideias para a solução. “O modelo do evento está sendo discutido, mas provavelmente será promovido um hackathon. A data e o formato do evento serão definidos em breve”, finaliza Zanuz.

Fotos: Maju Berto/SATC

Pesquisa pode transformar passivo ambiental em nova economia

Dia da Mulher: A força feminina no Setor Carbonífero

Carvão+ apresenta case em simpósio nacional de mineração

Esse site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Clique para saber mais.

Clicar em “entendi” você estará concordando com nossa política de privacidade.