Uma tarde com muita alegria, belas paisagens e a experiência única de andar em uma locomotiva da década de 1950. Isso foi o que viveram alunos, professores, representantes das carboníferas e da ACIC. O passeio de trem teve como ponto de partida a Estação da Paz, no bairro Pinheirinho, em Criciúma. O destino foi a Estação de Urussanga.
“Nossa, eu me diverti muito porque é tão legal explorar e fazer algo novo. As pessoas aqui foram muito gentis, carinhosas e os artistas muito criativos e muito engraçados. É legal compartilhar experiências do que está acontecendo aqui. Conhecer o lugar, explorar lugares que eu nunca conheci é algo muito impressionante de se fazer”, comentou a aluna do 7º ano da EEB Gervásio Teixeira Fernandes de Balneário Rincão, Yasmin da Silva de Assis.
O passeio de trem é resultado da Mostra do Setor Carbonífero que ocorreu no mês de março na Acic. Tendo sido organizado pelo Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), em parceria com a Ferrovia Tereza Cristina.
“Participaram do passeio os alunos que tiveram a melhor colocação em nosso quiz que foi realizado durante a Mostra do Setor Carbonífero. Tivemos estudantes de seis escolas. É importante uma ação como essa para que os alunos possam entender a importância do setor que gera mais de 20 mil empregos diretos e indiretos no Sul catarinense”, explica o diretor executivo do Siecesc, Cel. Márcio José Cabral.
Já na chegada para o embarque – na quarta-feira (26) – os cerca de 60 participantes foram surpreendidos com a apresentação de circo, dos artistas Daniela e Emiliano. Ao longo do trajeto, a dupla de artistas realizou uma apresentação com balões. Ao chegar na estação de Urussanga, todos foram recebidos com um café e um espetáculo final dos artistas circenses. Foram, ainda, sorteados diversos brindes antes do retorno a Criciúma.
Além dos alunos da Gervásio Teixeira, participaram do passeio estudantes da Sesi Escola, Colégio Marista, Escola Municipal Acácio Alfredo Villain de Criciúma, EEB Quintino Folharini Dajori de Içara e EEB Sebastião Toledo dos Santos – Colegião de Criciúma.