Carvão+ participa de Seminário Brasileiro de Segurança em Estruturas de Rejeitos

Diversos temas foram discutidos durante o encontro realizado em Belo Horizonte (MG)

O Setor Carbonífero do Sul catarinense marcou presença no Seminário Brasileiro de Segurança em Estruturas de Rejeitos 2204 / Tailings Safety Brazil Seminar 2024. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) nesta semana e ocorreu em Belo Horizonte (MG).   

“Foram debatidas grandes questões que vivenciamos no dia a dia, bem como foi possível observar o que vem sendo realizado em outros estados. Um exemplo, é a questão das barragens em Mina Gerais. Foi uma boa oportunidade para vermos soluções para as nossas questões regionais”, destaca o diretor técnico do Siecesc-Carvão+, Márcio Zanuz, que participou do encontro.  

Durante o seminário foram discutidos temas como governança e comunicação, o futuro da disposição de rejeitos, o avanço da tecnologia, entre outros. Segundo o IBRAM, de um total de 74 barragens em 2019 no país, restam 52, e que estão em processo de descaracterização. Não há pessoas em localidades onde há barragens de mineração em situação de alto risco. A expectativa do Instituto é que mais de 90% sejam descaracterizadas até 2027.  

O encontro contou com a participação de representantes de mineradoras, do governo, pesquisadores, consultores e profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor mineral.

Esse site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Clique para saber mais.

Clicar em “entendi” você estará concordando com nossa política de privacidade.