Seminário de Saúde e Segurança na mineração inicia nesta quarta-feira

A 23ª edição do Cipamin ocorre no Auditório João Luiz Novelli na SATC


Inicia nesta quarta-feira (24) o 23º Seminário da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Mineração (Cipamin). Até a sexta-feira (26), serão realizadas diversas palestras e treinamentos, visando as boas práticas de segurança e saúde ao trabalhador. O 23º Cipamim contará com encontros no Auditório João Luiz Novelli na SATC durante o período da tarde. O evento é organizado anualmente pela Comissão Regional do Setor Mineral (CRSM).

“Durante o Seminário vamos ter palestra sobre as atribuições da CIPAMIN, programa SafeStart que está sendo implantado nas mineradoras, primeiros socorros, combate a incêndio e outras palestras de interesse da categoria. Falar em segurança no trabalho precisa ser repetido todos os dias, principalmente na nossa atividade”, comenta o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores na Indústria da Extração do Carvão dos estados PR,SC e RS (FITIEC), Genoir José dos Santos, o Foquinha.

A abertura do Seminário será as 13h30 com uma solenidade e a palestra que abre o encontro será com o Juiz Federal do Trabalho, Dr. Ricardo Jahn sobre o Programa Trabalho Seguro. Durante os três dias do encontro, serão realizados treinamentos práticos e diversas palestras de atualização.

“A Segurança é um dos pilares do Setor Carbonífero e nossa expectativa é que tenhamos mais uma grande edição do Cipamin. Teremos atividades práticas e palestras de suma importância para o dia a dia das carboníferas. Essas atividades vêm a somar com o belo trabalho já realizado pelas empresas do nosso setor”, afirma o diretor executivo do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Cel. Márcio José Cabral.

A Cipamin 2024 é voltada para os mineiros e trabalhadores das carboníferas integrantes da CIPA. Já a CRSM é composta pelo Siecesc, a FITIEC, os quatro sindicatos laborais do Sul catarinense, um consultor externo e um engenheiro de segurança de cada carbonífera; além da possibilidade de participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Dia da Mulher: A força feminina no Setor Carbonífero

Carvão+ apresenta case em simpósio nacional de mineração

Grupo Técnico discute avanços e desafios na recuperação ambiental das áreas afetadas pela extração de carvão no passado

Esse site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Clique para saber mais.

Clicar em “entendi” você estará concordando com nossa política de privacidade.