Visando conhecer a cadeia produtiva do Setor Carbonífero, uma comitiva com representantes do Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Tribunal de Contas da União (TCU) visitaram o Centro Tecnológico (CT) da SATC nesta sexta-feira (30).
O grupo foi recepcionado pela presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) – Carvão+, Astrid Barato.Uma apresentação do setor e das ações visando a Transição Energética Justa foi realizada pelo diretor técnico do Siecesc-Carvão+, Márcio Zanuz, e a comitiva visitou a planta piloto de captura de CO².
“Ficamos muito felizes de receber essa comitiva para mostramos as ações e o funcionamento do nosso Setor. Em especial, falarmos da importância e do grande trabalho que é realizado pela Ferrovia Tereza Cristina no transporte do carvão há 140 anos. Além, é claro, de mostrarmos as pesquisas e todo o trabalho que realizamos visando a Transição Energética Justa”, ressaltou a presidente do Siecesc-Carvão+.
A visita faz parte de um roteiro proposto pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), dentro do cronograma de renovação da concessão federal. O diretor da FTC, Benony Schmidt, acompanhou o grupo. Participaram da visita, ainda, o presidente da Associação Brasileira de Carbono Sustentável (ABCS), Fernando Zancan, o diretor executivo do Siecesc-Carvão +, Cel. Márcio José Cabral e o diretor jurídico do Siecesc-Carvão+, Juliano Nunes.