Mineiros do Setor Carbonífero são homenageados em missa na Basílica

Solene Celebração Eucarística emocionou os participantes e trouxe bênçãos aos profissionais do setor que impulsiona o desenvolvimento do Sul catarinense

Os mineiros e profissionais do Setor Carbonífero, fundamentais para o progresso do Sul catarinense, foram celebrados com uma missa especial na Basílica Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. A Solene Celebração Eucarística, realizada na noite desta sexta-feira (25), atraiu centenas de participantes e integrou as atividades da 8ª Festa da Misericórdia.

“Nos reunimos neste lugar sagrado para celebrar a tradicional Missa dos Mineiros – uma celebração que carrega em si a força do nosso trabalho, a fé do nosso povo e a esperança. Gratidão a Deus, que nos guia e nos protege em nossas jornadas. Gratidão a todos os homens e mulheres que constroem, dia a dia, essa história de trabalho, de luta e de superação”, destacou a presidente do Siecesc-Carvão+, Astrid Barato.

Um dos pontos altos da celebração foi a entrada dos mineiros com as luzes apagadas, as lanternas dos capacetes ligadas e levando a imagem de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros. Após foi realizada a benção a todos os profissionais das carboníferas do Sul catarinense. O Coral Infantojuvenil Anjos Mineiros, fundado pela Carbonífera Catarinense, cantou durante a celebração. A missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Onécimo Alberton e concelebrada pelo reitor da Basílica, Pe. Antonio Vander. A liturgia ficou a cargo de Rafael Tibincoski Casagrande.

“A mineração é mais do que uma atividade econômica – é parte da nossa identidade, da nossa cultura e da nossa missão. E hoje, nesta celebração, entregamos ao Coração de Jesus o nosso trabalho, nossas famílias e nossos sonhos, pedindo saúde, segurança e prosperidade para todos. Que Deus fortaleça união do setor, renove nossa fé e nos inspire a seguir com coragem”, ressaltou Astrid.

Participaram da Missa os representantes das Carboníferas Belluno, Catarinense, Gabriella, Metropolitana, Rio Deserto, bem como alunos e profissionais da SATC. A missa contou com a participação de prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais.

O Setor Carbonífero é responsável por gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos e possui uma movimentação econômica de mais de R$5 bilhões ano. Através do projeto “Carvão Amigo”, o setor auxilia 12 entidades filantrópicas da região carbonífera. No Esporte é patrocinador Master do Projeto Tigrinhos do Criciúma Esporte Clube e apoiador do Regional da Larm. Na educação, apoia o Proerd da Polícia Militar, o projeto Protetores Ambientais da Polícia Militar Ambiental de Maracajá, o Pelotão Esperança do 28ºGAC de Criciúma e o Projeto Golfinhos do Corpo de Bombeiros Militar. Além de ser fundador e mantenedor da SATC.

Confira todas as fotos: https://flic.kr/s/aHBqjCb9WD

Texto e Fotos: Lucas Colombo/Carvão+

Pesquisa pode transformar passivo ambiental em nova economia

Dia da Mulher: A força feminina no Setor Carbonífero

Carvão+ apresenta case em simpósio nacional de mineração

Esse site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Clique para saber mais.

Clicar em “entendi” você estará concordando com nossa política de privacidade.