Uma tarde de memórias e reconhecimento marcou o Café com as Escolhedeiras de Carvão, promovido pelo Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc-Carvão+). O encontro foi realizado nesta semana, na sede do Carvão+, na SATC, reunindo representantes de uma geração de trabalhadoras que ajudou a construir a história do setor carbonífero.
Participaram do evento Silezia Maria dos Santos, Maria de Lourdes Ramos e Maria de Fátima da Silva Pinto. Elas compartilharam lembranças sobre a atividade que exerciam e agradeceram pela homenagem.
“Foi um encontro muito importante e especial. Tivemos a oportunidade de conhecer como ingressaram no mercado de trabalho e ouvir histórias de vida marcantes. É extremamente gratificante reconhecer que essas mulheres contribuíram para que chegássemos até aqui. De certa forma, também somos escolhedeiras, hoje em outros papéis, liderando empresas e equipes”, destacou a presidente do Siecesc-Carvão+, Astrid Barato. “As realidades são diferentes, mas seguimos unidas pela resiliência, força e coragem”, completou.
As escolhedeiras tiveram papel fundamental no setor carbonífero entre as décadas de 1930 e 1960. Eram responsáveis por separar manualmente o carvão do rejeito, em uma época em que a lavra ainda não era mecanizada em Criciúma. Atualmente, as mulheres continuam ocupando espaço estratégico nas empresas do setor. O café também contou com a presença de Sandra Salvaro, da Carbonífera Belluno, e do diretor executivo do Siecesc-Carvão+, coronel Márcio José Cabral.
Fotos: Lucas Colombo/Carvão+



