Cerca de 50 pessoas, entre agentes públicos, técnicos e a população de Capivari de Baixo participaram na última sexta-feira (29) da palestra sobre a Ação Civil Pública (ACP) do Carvão, ocorrida no auditório do Parque Diamante + Energia.
A Ação Civil Pública do Carvão foi iniciada pelo Ministério Público Federal em 1993, com o objetivo de responsabilizar empresas mineradoras e o Governo Federal pela recuperação dos danos ambientais causados por décadas de exploração de carvão no sul de Santa Catarina. Trata-se de um dos maiores processos ambientais em andamento no Brasil, com implicações diretas sobre saúde pública, segurança hídrica e justiça ambiental.
O tema foi abordado pelo engenheiro de minas e diretor técnico do Siecesc-Carvão+, Márcio Zanuz, que trouxe sua vasta experiência no assunto à discussão na palestra. Acompanhando o palestrante também estiveram presentes alguns membros do CT da Satc, com diferentes perfis técnicos: Roberto Romano Neto, geólogo (CT Satc),William de Oliveira Sant’Ana, geógrafo (CT Satc), e Letícia Possoli, engenheira ambiental (CT Satc).
A palestra foi promovida pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Capivari de Baixo (Condema), e teve apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar e do Parque Diamante Mais Energia.
Agradecimentos e valorização
Em nome do Condema, os participantes expressaram sua gratidão ao engenheiro Márcio Zanuz pela significativa contribuição durante a manhã, destacando seu papel na disseminação de conhecimento. A organização do evento também foi reconhecida, com agradecimentos ao engenheiro Rhofferson da Rosa Izidoro, ao Comitê da Bacia e à Diamante Energia pelo empenho em trazer um palestrante.
Foi ressaltado ainda o comprometimento do Condema com seu papel institucional, segundo o engenheiro Frederico Honorato: o comprometimento de cada conselheiro e compromisso com este conselho, doando de forma voluntária seu tempo e seu trabalho a este conselho. Este mês já realizamos nossa reunião ordinária e estamos na segunda extraordinária. Estamos comprometidos com nosso papel para.com o município.
Interação com a comunidade e autoridades
Ao final da palestra, foi aberto um espaço para perguntas. Iniciado pelo prefeito Claudir Bitencourt que questionou acerca das áreas com restrições de uso devido a ACP, e os projetos vislumbrados pelo município nessas áreas.
Texto: Prefeitura de Capivari de Baixo.

