Uma comitiva do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc-Carvão+) participou de um dos maiores eventos de mineração da América Latina — a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), realizada na última semana em Salvador (BA).
Integraram o grupo Fernando Gerondina Leonardo (Carbonífera Metropolitana), Kelven de Faveri (Indústria Carbonífera Rio Deserto), Pedro Damineli (Carbonífera Catarinense), Diego Bonadeu (Carbonífera Belluno) e Crisleine Pirola Colombo, secretária do Siecesc-Carvão+.
Além de acompanhar painéis técnicos e visitar a feira, a comitiva realizou uma visita técnica à Mina de Ipuera, da Ferbasa, localizada em Andorinha (BA), que atua na extração de cromita. O objetivo foi conhecer de perto as tecnologias e práticas operacionais aplicadas pela empresa, buscando referências e oportunidades de aprimoramento para o setor carbonífero catarinense.
A EXPOSIBRAM 2025 reuniu uma feira internacional de negócios com mais de 400 estandes, cerca de 40 mil visitantes — entre eles, mais de 4 mil estudantes — e 2.600 congressistas, que participaram de 3.500 horas de atividades técnicas e científicas em diversos painéis simultâneos. A próxima edição do evento será realizada em Belo Horizonte (MG), entre os dias 24 e 27 de agosto de 2026.





