Música, apresentação artística e muita diversão marcaram o passeio de trem promovido pelo Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc-Carvão+) e Museu Ferroviário de Tubarão nesta quarta-feira (4). O evento reuniu mineiros das cinco carboníferas do Sul catarinense e imprensa em um trajeto de Criciúma a Urussanga.
“Somos uma atividade com mais de 100 anos, são os mineiros e mineradores que fizeram esta indústria. A primeira do Sul de Santa Catarina. Por isso a importância desse encontro, esse envolvimento e união”, ressalta o vice-presidente do Siecesc-Carvão+, Valcir Zanette.
Durante o passeio foram realizadas apresentações circenses com Viver de Circo e musicais com Grupo Allegro. Já na estação de Urussanga ocorreu um café com sorteio de brindes.
Balanço do ano no Setor
Uma das principais conquistas deste ano para o Setor Carbonífero foi a assinatura do contrato de energia de reserva entre a Diamante Geração de Energia e o Governo Federal até 2040. São cerca de 21 mil empregos diretos e indiretos gerados pelo setor, com movimentação econômica anual de R$6 bilhões.
“Foi um ano muito bom. Essa assinatura foi de fundamental importância para a Transição Energética Justa dando condições para seguirmos até no mínimo 2040. Um trabalho que nos dá muita alegria”, comenta Zanette.
Diversos projetos de pesquisa estão sendo desenvolvidos no Centro Tecnológico da SATC visando essa transição. Como a captura de carbono, a produção de fertilizantes através de zeólitas produzidas com as cinzas de carvão, entre outros.
Outro avanço foi dentro da Ação Civil Pública do Carvão com a retomada dos encontros do Grupo Técnico de Assessoramento à Execução da Sentença (GTA) pela Justiça Federal. Onde são discutidos parâmetros técnicos para a recuperação ambiental. Cerca de 55% das áreas afetadas pela mineração no passado já passaram ou passam por obras de recuperação ambiental.
Além deste ponto, o Siecesc- Carvão + segue com o projeto Carvão Amigo que leva auxílio a 12 entidades filantrópicas do Sul Catarinense. Bem como o apoio ao Proerd da Polícia Militar, os protetores ambientais da Polícia Militar Ambiental, o projeto Golfinhos do Corpo de Bombeiros e o Pelotão da Esperança. No eixo esportivo, o Carvão + é patrocinador master do projeto Tigrinhos e do Regional da Larm.
O Siecesc-Carvão+ é composto pela Carbonífera Belluno, Carbonífera Catarinense, Carbonífera Metropolitana, Indústria Carbonífera Rio Deserto e Gabriella Mineração.
Fotos: Lucas Colombo/Carvão+





































