Estudo geográfico e hidrográfico da bacia Carbonífera é apresentado no Sul de SC

Setor Carbonífero está contribuindo para levantamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB)

Um levantamento geográfico e hidrográfico da bacia Carbonífera do Sul de Santa Catarina foi apresentado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) aos geólogos, engenheiros e representantes da indústria carbonífera, núcleo de Meio Ambiente e Mineração do CT Satc e representantes do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc-Carvão+). O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (2), na sede do Carvão+.

“Principal objetivo desse encontro é divulgar o que está sendo feito pelo SGB na região e coletar as contribuições do Setor Carbonífero que possam melhorar esse trabalho”, destaca o chefe do Núcleo de Apoio de Criciúma do SGB, o geólogo Guilherme Casarotto Troian. “Toda área onde foi minerada está sendo feito esse estudo que irá gerar vários produtos que servirão de base para estudos mais detalhados de cada empresa. Estamos gerando conhecimento geológico básico que pode servir de subsídio para trabalhos individualizados”, completa.

O estudo iniciou no ano de 2022 a pedido do Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Ação Civil Pública (ACP) do Carvão. Porém, o levantamento inédito tem um potencial de ser utilizado em diversos setores da economia. Quando finalizado, o trabalho servirá como um ponto de partida para o planejamento da recuperação ambiental das áreas impactadas pela exploração do carvão ao longo de mais de 100 anos de atividade.

“Ficamos muito contentes de ver o resultado alcançado até o momento pelo estudo. É um trabalho de grande importância para o Setor Carbonífero, já que melhora a compreensão do comportamento geológico das camadas e auxilia no diagnóstico das áreas afetadas pelo carvão. Por isso a importância desse encontro”, ressalta o diretor técnico do Siecesc-Carvão+, Marcio Zanuz.

O Setor Carbonífero está contribuindo com o estudo fornecendo diversos dados técnicos coletados na região pelas empresas do setor. A ideia do SGB é que o estudo seja finalizado no próximo ano.

Dia da Mulher: A força feminina no Setor Carbonífero

Carvão+ apresenta case em simpósio nacional de mineração

Grupo Técnico discute avanços e desafios na recuperação ambiental das áreas afetadas pela extração de carvão no passado

Esse site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Clique para saber mais.

Clicar em “entendi” você estará concordando com nossa política de privacidade.